ARTIGO #01 – Porque você DEVE ler Fantasia e Ficção Científica

Quem nunca sonhou em viajar nas estrelas, conhecer novos planetas, visitar dimensões diferentes, interagir com magia, ver dragões, participar de grandes batalhas, prever o futuro e andar com reis? Infelizmente para muitos, são apenas sonhos que ficaram no passado, reservados para sua inocente infância. Porém, fica aqui a pergunta: Quando o desejo de alcançar o inimaginável desapareceu de seu coração? Seria quando deixaram de contar histórias fantásticas por serem coisas de criança? Ou quando houve a primeira desilusão amorosa e descobriu que “príncipes” não existem? Talvez quando começou a ser perseguido na escola por ser um pouco diferente e resolveu se “enquadrar”? Quem sabe quando começou a se sentir envergonhado por gostar de “coisa de Nerd”? Provavelmente quando a vida começou a bater forte e você decidiu que deveria pôr os pés mais firmes no chão…

“Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil.”
Patrick Rothfuss (O Temor do Sábio)

Há tempo para lamento e há tempo para recomeços. Creio que ao fechar as portas para a Fantasia e Ficção, não só sua capacidade de imaginar se comprometeu como a habilidade de compreender o tempo em que vive. Sim, habitamos em um mundo duro e desigual, e muitos enxergam na Ficção uma forma de “escapismo”, para equilibrar em nossas mentes tamanha dureza. Mas não se resume a isto, a Ficção também nos permite sermos apresentados a conceitos e concepções muitas vezes rejeitados no momento. Tem sido a forma e a “voz” de minorias, sejam através de mensagens subliminares contra opressão de todas as formas e preconceito, ou na forma de personagens encantadores e inspiradores.

“A violência é o último refúgio do incompetente”
Isaac Asimov (Fundação)
Vamos envelhecendo e naturalmente morrendo aos poucos. A sociedade quer nos convencer que nossos sonhos e desejos de inventar, viajar e inovar, devem seguir os mesmos passos contínuos e lentos para o túmulo, mas não precisa, nem deve ser assim. Você deve ter a certeza de que existe algo mais, existe esperança! Exatamente isso que a Fantasia e a Ficção proporcionam. Esperança contida no fio da espada de um corajoso guerreiro que luta por sua nação, no sopro do dragão montado por uma rainha deposta buscando justiça, no contato com vidas extraterrestres mais evoluídas que já solucionaram os problemas sociais que enfrentamos, no planeta distante que já passou por crises climáticas e descobriu como soluciona-las, na interação com outras sociedades e trocas de informações e tecnologias que ainda não podem ser aplicadas por aqui, na certeza de que aquele “rejeitado” pode alcançar redenção através das companhias certas ou nas sábias palavras do mago escondido na caverna. Esperança de que você não está só neste universo e você pode fazer algo para muda-lo.
“Pode um homem continuar a ser valente se tiver medo?
– Esta é a única maneira de um homem ser valente – seu pai respondeu”
George R. R. Martin (A Guerra dos Tronos)

Se um dia você parou de ler, ou nunca teve contato com este tipo de literatura é sempre tempo para (re)começar. Liberte-se de preconceitos e esteja preparado para aventuras inesquecíveis e extremamente divertidas onde você não vai apenas encontrar o inconcebível como provavelmente irá se encontrar.

Existem inúmeras editoras brasileiras dedicando boa parte do seu tempo e amor publicando obras transformadoras e inspiradoras. Editoras como a Arqueiro, Aleph, Intrínseca, Suma de Letras, Record, Leya, Draco, Darkside, Cavaleiro Negro, Novo Século, Rocco, dentre tantas outras. Procure pelas obras em seus catálogos. Com certeza encontrará algum livro que poderá mudar a sua vida.

GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS!

Comentários