Livros da série Malazan

Após muitos anos de incessantes pedidos e declarações de fidelidade às editoras, os amantes da Fantasia no Brasil estão finalmente deleitando-se com os lançamentos dos livros ambientados no universo de Malaz, que é considerado por muitos, como um dos mais complexos já criados dentro da Literatura Fantástica. Para se ter uma ideia da profundidade, já foram lançados lá fora, 19 (dezenove) livros, separados em 4 (quatro) séries e mais 6 novelas. E a previsão é de outros tantos lançamentos. Sendo assim, é absolutamente normal que diversos leitores fiquem perdidos quanto à cronologia, ordem de leitura, e outras dúvidas gerais. Pois bem, este artigo servirá justamente para sanar de uma vez por todas estas questões e suscitar um pouco mais o desejo dos leitores para com este incrível universo.

As histórias de Malazan ou Malazano foram criadas originalmente para campanhas de RPG pelos autores canadenses Steven Erikson e Ian C. Esslemont. Erikson despontou como escritor e erroneamente detentor “original” do universo com a publicação da série Book of the Fallen, O Livro Malazano dos Caídos. Ian lançou seu primeiro livro (Night of Knives) somente 5 anos depois da obra inicial de Erikson, Gardens of the Moon. Mas, desde sempre compartilham as histórias e a cronologia de toda a saga como um todo. Ou seja, por mais que sejam histórias independentes uma das outras, elas se completam e se complementam formando um grandioso mosaico.

No Brasil os direitos dos livros estão divididos com 2 (duas) editoras, a Arqueiro que faz parte do Grupo Sextante e a Cavaleiro Negro, selo da Aeroplano Editora. Todas as séries, tem previsão de publicação em nossas terras.

Um dos grandes trunfos da série é seu worldbuilding ou construção do universo. Erikson e Esslemont criaram um mundo gigantesco com uma dúzia de continentes, subcontinentes e centenas de ilhas, além das dezenas de raças (passadas e presentes) que os habitam, e diferentes etnias e facções dentro dessas raças. Complexidade é a palavra que melhor poderia definir a série como um todo. Ao leitor é dada a sensação de montar um quebra-cabeças. Cada raça normalmente tem uma forma diferente de magia, diferentes histórias e forças motivadoras. Há também os deuses, dezenas deles, e seus objetivos e habilidades conflitantes.

As séries e seus respectivos livros:

Livros escritos por Steven Erikson

O LIVRO MALAZANO DOS CAÍDOS
Editora detentora: Arqueiro

Livros da série Malazan#1 – Gardens of the Moon – (1999)
Os Jardins da Lua – Lançamento no Brasil: Março/17
#2 – Deadhouse Gates – (2000)
#3 – Memories of Ice – (2001)
#4 – House of Chains – (2002)
#5 – Midnight Tides – (2004)
#6 – The Bonehunters – (2006)
#7 – Reaper’s Gale – (2007)
#8 – Toll the Hounds – (2008)
#9 – Dust of Dreams – (2009)
#10 – The Crippled God – (2011)


KHARKANAS TRILOGY
Editora detentora: Cavaleiro Negro

#1 – Forge of Darkness – (2012)
#2 – Fall of Light – (2016)
#3 – Walk in Shadow – (Sem previsão)


NOVELAS*
Nenhuma editora detentora dos direitos

#1 – Blood Follows (2002)
#2 – The Healthy Dead (2004)
#3 – The Lees of Laughter’s End (2007)
#4 – Crack’d Pot Trail (2009)
#5 – Goats of Glory – (2010)
#6 – The Wurms of Blearmouth (2012)
#7 – The Fiends of Nightmaria (2016)

* Novela é forma intermédia entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem.


Livros escritos por Ian Cameron Esslemont

IMPÉRIO MALAZAN – Malazan Empire
Editora detentora: Cavaleiro Negro

Livros da série Malazan#1 – Night of Knives – (2004)
Noite das Facas lançamento no Brasil – (2016) – Leia nossa RESENHA
#2 – Return of the Crimson Guard – (2008)
Previsão: 2017
#3 – Stonewielder – (2010)
#4 – Orb Sceptre Throne – (2012)
#5 – Blood and Bone – (2012)
#6 – Assail – (2013)


O CAMINHO PARA A ASCENDÊNCIA – PATH TO ASCENDANCY
Editora detentora: Cavaleiro Negro

Livros da série Malazan#1 – Dancer’s Lament – (2016)
Previsão de lançamento no Brasil: Março/17
#2 – Deadhouse Landing – (Sem previsão)
#3 – Sem título – (Sem previsão)



POR ONDE COMEÇAR?

Noite das Facas foi o primeiro livro “Malazan” publicado no Brasil, Os Jardins da Lua está sendo lançado agora em março e O Lamento do Dançarino já está a caminho, então, por onde começar? Primeiramente você deve saber se situar e diferenciar os eventos que são descritos em cada livro, pois, cada obra faz parte de uma série distinta.

Noite das Facas é o primeiro livro de um total de seis da série Império Malazan.
Os Jardins da Lua é o primeiro de um total de dez livros da série Book of the Fallen.
O Lamento do Dançarino é o primeiro da trilogia O Caminho Para a Ascendência.

Não há porquê focarmos numa única série em detrimento das outras. Todas remetem ao mesmo universo, que se interligam através de subtramas e seus respectivos personagens. Ex. Em Noite das Facas há algumas passagens falando sobre o Imperador Kellanved e seu mestre assassino Dançarino. Já em O Lamento do Dançarino, vamos acompanhar a trajetória de ambos e de como alcançaram seus títulos.

Todas as séries possuem autonomia. Todas podem ser lidas de maneira independente. Mas, obviamente o leitor terá um panorama geral e completo, ao conhecer todas elas.

Não há uma ordem OBRIGATÓRIA! Você caro leitor, pode e deve lê-las de forma intercaladas, não há problema algum. E desta forma, você estará colaborando para que os restantes dos livros sejam publicados. Entenda que Malazan é uma leitura muito mais complexa do que outras séries. Todo e qualquer apoio é valioso.

Algumas artes:

Comentários