FICHA TÉCNICA

elantrisELANTRIS
Autor: Brandon Sanderson
Ano de Lançamento: 2012
Editora: LeYa
Nº de páginas: 576
Compre agora: Clique aqui


SINOPSE

Elantris era a capital de Arelon: colossal, linda, radiante e repleta de seres benevolentes que usavam suas poderosas habilidades mágicas em benefício de todos. Mas, há dez anos, uma maldição misteriosa devastou Elantris e os corpos de seus habitantes – que agora vivem a decrepitude em intensa dor, quase que um bando de leprosos. E a própria Elantris se tornou sombria… Uma grande história de fantasia, mistério, romance, humor, disputa religiosa e conflitos políticos.


RESENHA – ELANTRIS

Ha 10 anos Elantris era a cidade dos deuses, onde em um movimento do seu indicador era possível transformar carvão em alimento, e em segundos transformar o enfermo em saudável novamente. Mas essa é uma antiga história, algo mudou drasticamente…, mas o que? Essa pergunta ainda continua sem resposta.

elantris

“A eternidade terminou há 10 anos.”

Raldon é o príncipe de arelon quando é tomado pela shaod, a doença que uma vez fora conhecida por transformar as pessoas em elantrinos, agora é motivo de calamidade, pois todos os contaminados são jogados a própria sorte nas ruinas de Elantris. Raoden agora é elantrino; seu coração não bate mais, sua fome não pode ser saciada nem seus ferimentos podem ser curados. O ex-príncipe agora tem que se preocupar apenas em não sucumbir a dor e a fome. Do outro lado da história temos a princesa Teodena Sarene, a quem foi prometida se casar com Raoden em um acordo político para salvar as últimas cidades que não estão sobe o comando de Wyrm o sacerdote supremo da religião Shu-dereth. Mas a princesa não é como as outras da corte, Sarene é uma mulher implacável e em seus primeiros dias no reino conhece o homem que vira a ser seu principal inimigo, o Gyorn Hrathen, lider do Shu-Dereth na cidade de arelon.

elantris“Deixa-los fazer aquilo era uma opção, é claro. Que direito ele tinha de negar a paz aos outros? Mesmo assim, Raoden achava que era muito cedo para desistir de elantris.”

Elantris é um livro, construído em cima dos detalhes. Durante a leitura nos deparamos com duas histórias paralelas: a busca por respostas pela queda de Elantris e as disputas políticas que decidirão o futuro de Arelon e Teod. Sanderson vai fundo construindo tudo em seu primeiro universo fantástico, com direito a politicagem, cenários distópicos, mistérios e um sistema de magia totalmente original. Dando destaque para a criação da personalidade forte, e estrategista de Sarene. Altenando entre o ponto de vista dos 3 principais personagens (Raoden, Sarene e Hrathen) os primeiros capítulos demoram para desenrolar, mas após a apresentação do universo a imersão é completa.
elantris

“- Do que você está falando, Sule?
– Da dor – Raoden disse, exasperado. a dor dos meus cortes e hematomas, a perdição de viver aqui em Elantris.
– Sule, a dor não vem em ondas – Golladon disse – Sempre permanece a mesma.”


SENTENÇA

Só posso dizer que essa é uma leitura obrigatória para todo fã de Sanderson e também obrigatória para os fans de literatura fantástica, apesar das quase 600 páginas, só nos damos conta que está acabando tarde demais. Ao final de suas páginas nos deparamos com uma angustia e economizamos páginas para que a história nunca acabe. Brandon sanderson estreia em grande estilo com ousadia e criatividade, sem dúvidas nenhuma “Vale a Prata”!

Comentários