FICHA TÉCNICA

Em Busca de Watership DownEM BUSCA DE WATERSHIP DOWN
Autor: Richard Adams
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 464
Editora: Planeta
Compre na Amazon: Clique aqui


SINOPSE

Um dos maiores clássicos de fantasia nos países de língua inglesa, Em busca de Watership Down é uma fábula sombria sobre coragem e sobrevivência. Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas. Mas, mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade. Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter. Em 2017, a Netflix anunciou o lançamento de uma série de animação baseada no livro.


RESENHA – EM BUSCA DE WATERSHIP DOWN

Coragem, covardia, determinação, perseverança, medo, pavor, fidelidade, união, fome, Instinto, natureza, sobrevivência, empatia, amor, vingança… Estes são alguns adjetivos que podemos encontrar durante a leitura do belíssimo Em Busca de Watership Down, um dos grandes clássicos da Literatura Fantástica escrito pelo autor Richard Adams nos longínquos anos 70. No livro acompanhamos um grupo de coelhos, que após a visão de Quinto – um coelho com grande percepção -, parte em uma jornada de aventuras, mistério, amor, crueldade e liberdade, em busca de um lugar onde possam se estabelecer e viver suas vidas de maneira tranquila. O livro, que inicialmente era dedicado ao público infantil, acabou ganhando contornos densos, por onde escorre pelas bordas um sentimento agridoce sobre toda a crueldade que podemos encontrar mundo afora.

Em Busca de Watership Down

“Como era possível ouvir o zumbido de uma abelha em meio a uma tempestade”

Há tantas nuances, tantos sentimentos entrepostos ao longo da leitura, tantos detalhes pormenores, que quando refletidos, identificamos a genialidade do autor. Em Busca de Watership Down é muito mais do que aparenta, uma obra riquíssima e apaixonante. Dependendo de seu amor pelos animais, este livro lhe corroerá as entranhas por diversas vezes, ficaremos à mercê do pavor, que os pequenos sentem ao confrontar-se perante ao desconhecido. E não menos emocionados, quando estes ultrapassam barreiras com a força da união e a naturalidade instintiva que somente os animais podem fazê-lo. O livro é uma constância de sentimentos, uma grandiosíssima obra-prima, para todos e todas as idades.
Em Busca de Watership Down

“Para os coelhos, tudo que é desconhecido é perigoso. A primeira reação é se assustar, a segunda é correr. Várias e várias vezes eles se assustaram, até chegar ao ponto da exaustão. Mas o que eram esses sons e para onde, nesse ambiente selvagem, eles poderiam correr?”

Richard Adams criou um panteão de personagens que levaremos conosco por toda a vida. Seja pela liderança e coragem incorruptível de Avelã, que não mede esforços para auxiliar seus amigos nas mais diferentes adversidades. Seja na bravura de Topete, que defenderá seus amigos de animais muito mais fortes e poderosos do que ele. Seja pela lealdade de Quinto, ou pela fidelidade de Azevinho. Seja pelas histórias tão bem contadas por Dente-de-Leão ou pelo humor de Campainha. Em Busca de Watership Down é um grande mosaico de criaturas incríveis, que em sua simplicidade, atravessa tempestades na luta por algo que todos os serem viventes deveriam ter, um lugar para chamar de seu.

Mas não se engane, Em Busca de Watership Down não é apenas uma história de amor, a obra é uma incessante busca pela sobrevivência. Há diversas figuras que acinzentam até as mais vibrantes cores. A natureza é uma face de dois lados, a natureza é instintiva e feroz. Diversos outros animais lutam por si, para si, para saciarem seus desejos, mesmo que seja por ambição ou crueldade, e não há nada mais cruel do que a perversidade deturpada da mais vil criatura, o homem.

Em Busca de Watership Down


SENTENÇA

Independente de sua idade, ou gosto pela leitura. Em Busca de Watership Down é um livro que foi feito para você, para mim, e para toda a humanidade. Uma das mais belas histórias que já li. Uma das melhores experiências, que as páginas por onde já naveguei puderam me proporcionar. Richard Adams nos presenteia com não menos do que uma obra-prima, que deveria estar na cabeceira de todos àqueles que lutam por seus ideais.

Obs. A Netflix fará uma adaptação em formato de minissérie que será lançado ainda neste ano.

Comentários