FICHA TÉCNICA

EU SOU A LENDAEU SOU A LENDA
Autor: Richard Matheson
Ano de Lançamento: 2015
Nº de páginas: 384
Editora: Aleph
Compre na Amazon: clique aqui


SINOPSE

Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso… Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.


RESENHA – EU SOU A LENDA

Enquanto um único homem pisar sobre a terra, a humanidade ainda terá uma chance. Essa é uma história de como os humanos evoluíram, se modernizaram e foram devastados, é a história de um único homem que persistiu acima de todo mal, Robert Neville ainda não desistiu… a humanidade ainda respira sobre a terra.

EU SOU A LENDA

“Um homem pode se acostumar a tudo, se não tiver outro jeito.

A História começa quando um vírus devasta a humanidade transformando a todos em vampiros. Robert Neville é o último da raça humana e usa todas as suas energias para travar uma batalha constante contra os vampiros que agora vivem sobre a terra. Sua rotina é basicamente a mesma todos os dias, de noite ele se isola na sua casa fortificada vivendo com seu maior inimigo: a sua própria mente, o cigarro e a bebida são os seus melhores amigos, e do lado de fora da porta na noite escura os vampiros aguardam o menor sinal de fraqueza. Pela Manhã a história muda, está na hora de matar vampiros.

EU SOU A LENDA“Tinha que permanecer correto. M esmo que a moralidade tivesse ido embora junto com a sociedade. Ele tinha sua própria ética. – Boa desculpa, hein, Neville?
Cala a boca!”

Um dos maiores clássicos da literatura, Eu sou a lenda foi adaptado algumas vezes para as telonas do cinema, e talvez a coisa mais importante a começar dizendo seja: esqueça o filme. A maior sacada do livro é nos mostrar o que a solidão e isolamento fazem com o ser humano e até mesmo a insanidade não é uma coisa tão ruim assim e nos fazendo refletir como os papeis são facilmente invertidos, a humanidade agora é uma praga no mundo dos vampiros. Robert Neville é um dos personagens mais humanos e mais reais que pude conhecer. Esse não é um livro de diálogos ou cenas de ação, é um livro profundo e sombrio cheio de emoção, é simplesmente impossível não se apegar ao personagem. Outro ótimo ponto à ressaltar é a maneira como as lendas e superstições são desconstruídas dando lugar a lógica e a razão com uma pitada de ficção cientifica.

EU SOU A LENDA

“A volta dos mortos se tornou algo cotidiano.
Com que velocidade aceitamos aquilo que é incrível, desde que aconteça com frequência.”


SENTENÇA

Sem dúvidas poucos livros foram tão bem escritos como esse. Richard Matheson, nos coloca ao lado de Robert Neville e nos faz acompanhar de perto todas as angustias, medos e loucuras do protagonista, quando se lê as primeiras é impossível larga-las. Apesar de ter pouquíssimas páginas, cada uma nos impacta de maneiras diferentes, e com um tema tão comum quanto esse é fácil ver o brilhantismo por traz da obra. Matheson teve sucesso onde muitos outros tentaram e falharam, um excelente livro como esse não foi feito para decorar a estante. Leia, e leia o quanto antes!

Comentários