Neste artigo eu apresento a vocês minha lista com os 10 melhores livros sobre escrita criativa que já li. Indico essa lista para quem está começando a escrever (seja seu primeiro romance, seja seu primeiro conto) e também para a galera que já tem material escrito e publicado e quer se aprimorar ainda mais. Afinal, estudar e aprender é sempre bom, né?

OBS: Obviamente nunca li todos os livros sobre escrita criativa já publicados no mundo (tampouco no Brasil). Portanto, indicarei apenas os livros que já li e que foram importantes para mim enquanto escritor. Caso você já tenha lido outros que não estejam na lista, por favor, deixe aí nos comentários. E aproveite também para comentar qual é a sua lista dos melhores livros sobre escrita criativa.


a arte de escrever-acervo-do-leitor10 – A arte de escrever de Arthur Schopenhauer
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

O filósofo alemão discorre um pouco sobre a arte de escrever (como o título indica rs), tecendo comentários bastante ácidos para aqueles que pensam que a escrita é algo leviano ou que não deve ser levado tão a sério. Indico, pois reforça a necessidade de que a escrita seja levada a sério (e muito!) para quem deseja escrever, ainda que por hobby.

 


o romancista ingenuo e o sentimental-acervo-do-leitor9 – O romancista ingênuo e o sentimental de Orhan Pamuk
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Confesso que nunca li nenhum dos romances do autor, no entanto, em O romancista ingênuo e o sentimental, o ganhador do Nobel 2006 de literatura explora o ofício da escrita, falando dos vários romances que leu e estudou até que finalmente resolveu escrever o seu próprio. Não é um livro muito técnico (como alguns outros dessa lista), mas tem dicas e conselhos bastante interessantes de um dos maiores autores da Turquia para quem quer começar a escrever.


as cronicas de gelo e fogo-acervo-do-leitor8 – As crônicas de gelo e fogo de George R. R. Martin
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Não é um livro técnico, porém no quesito “criação e desenvolvimento de personagens” é uma obra incomparável. Quer você goste do texto do Martin ou não, e tem todo o direito de não gostar (eu mesmo acho bastante chato em vários pontos), o desenvolvimento dos personagens do autor é espetacular. Uma verdadeira aula no quesito para autores iniciantes e veteranos.


romancista como vocação-acervo-do-leitor7 – Romancista como vocação de Haruki Murakami
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Outro autor que (ainda) não li nada além deste livro, porém, foi bastante interessante adentrar um pouco na cabeça do maior autor japonês da atualidade. Indico, pois o autor reforça alguns pontos importantes para quem quer escrever, como a necessidade de uma preparação adequada, tanto física quanto psicológica, dentre outras informações que valem a pena serem absorvidas.


da criação ao roteiro-acervo-do-leitor6 – Da criação ao roteiro de Doc Comparato
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Não é um livro para autores (romancistas, contistas etc), e sim para roteiristas, no entanto, algumas das lições ensinadas pelo roteirista brasileiro Doc Comparato são sensacionais. Aconselho que os capítulos sobre “Personagens” sejam lidos e relidos com bastante calma, pois possuem um valor absurdo.

 


como funciona a ficção-acervo-do-leitor5 – Como funciona a ficção de James Wood
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Um dos livros clássicos do gênero. James Wood fala bastante sobre o discurso indireto livre (dentre outros assuntos) e quão importante é, para o escritor, compreender como funciona esse tipo de discurso e, claro, a ficção como um todo. Este livro é indispensável na prateleira de qualquer escritor.

 


a primeira lei-acervo-do-leitor4 – Trilogia A primeira lei de Joe Abercrombie
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Também não é um livro técnico, porém, na trilogia A primeira lei, Joe Abercrombie dá uma senhora aula (e que put* aula!) de storytelling. Trilogia indicada demais para os autores de fantasia que pensam que é legal passar 19 parágrafos descrevendo uma árvore. Não é. E também não é à toa que o Abercrombie é meu autor favorito. O cara simplesmente arregaça quando é assunto é contar uma história de fantasia e aprendi e implementei muito (muito mesmo) de seu estilo seco e direto em minhas obras.


oficina de escritores-acervo-do-leitor3 – Oficina para escritores de Stephen Kock
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

Com certeza o livro mais técnico dessa lista. Oficina para Escritores é exatamente o que seu nome sugere: uma oficina. O livro aborda todos os pontos (ou, pelo menos, os mais essenciais) para quem está começando a escrever ou pensa em começar. Assim como Como funciona a ficção a presença deste livro na prateleira de qualquer escritor é indispensável.


os segredos da ficção-acervo-do-leitor2 – Os segredos da ficção de Raimundo Carrero
Não disponível na Amazon

Minha opinião:

O melhor livro sobre a escrita (olha o easter egg!) que já li até hoje. Foi o livro que me ajudou a encontrar a minha voz (a voz é a alma do escritor: caso ainda não tenha encontrado a sua, este livro dá dicas fundamentais de como encontrá-la.) Um livro sensacional, que só não está em primeiro lugar porque…

 


sobre a escrita-acervo-do-leitor1 – Sobre a escrita de Stephen King
Compre aqui: Amazon

Minha opinião:

… Porque, se existe um livro, e apenas um, que TODO escritor, ou aspirante a escritor DEVE ler é Sobre a escrita do Stephen King. Nem preciso falar muito sobre este livro. Apenas digo que é leitura obrigatória, não apenas para escritores, como também para qualquer amante de literatura. O livro é uma obra-prima por diversos motivos e seria necessário um romance para expô-los aqui. Se você puder comprar apenas um livro desta lista, compre este e seja feliz. Leia, releia, leia outra vez. Sobre a escrita é uma obra-prima!


E aí, gostou da minha lista dos melhores livros sobre escrita criativa? Já leu outros livros sobre escrita criativa que não estão nessa lista? Diga quais aí nos comentários e comente qual seria a sua lista.

Comentários