FICHA TÉCNICA

o hobbitO HOBBIT
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano de Lançamento: 2013
Nº de páginas: 328
Editora: WMF Martins Fontes
Compre na Amazon: Clique aqui


SINOPSE

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!


RESENHA – O HOBBIT

Alguns livros são atemporais. Muito mais do que a história em si, eles trazem consigo sensações, sentimentos e uma nostalgia que aquece nossos corações. Para mim, os filmes do Senhor dos Anéis foi a porta de entrada para a Literatura Fantástica e Tolkien o grande mestre do gênero. O Hobbit que alguns consideram como um prelúdio da trilogia do Anel é muito mais do que isso, as aventuras de Bilbo Bolseiro é uma apaixonante viagem sob a genialidade de J. R. R. Tolkien.

o hobbit

“Simplesmente não posso ir sem saber para onde”

A história todos, ou grande parte já conhece. Uma criatura menor que um anão, chamado de Hobbit vive sua vida sem muitas aventuras em sua toca confortável. Com a visita de um poderoso mago – Gandalf -, Bolso se vê em uma aventura que testará não somente sua coragem, mas sua lealdade, humildade e sabedoria ao lado dos anões, liderados por Thorin que partem em busca de recuperar o lar que há muito vive sono julgo do temível e destruidor Smaug.

o hobbit

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado”

Tolkien consegue em pouco mais de 300 páginas, criar um mundo riquíssimo, criaturas únicas em uma aventura contagiante. A escrita do autor, faz como se estivéssemos escutando a narrativa do seu lado, numa noite fria sob a luz de uma lareira. Elfos, Orcs, Trolls e outros seres vão aparecendo, mas de maneira totalmente orgânica, sem que precisemos passar dezenas de páginas a fio com explicações enfadonhas. Em O Hobbit, o autor claramente prioriza a aventura e a descoberta das virtudes do simpático Bilbo. O humor está presente, os momentos de tensão e de emoção coroam esta belíssima história.

o hobbit

“A única má vontade que encontrar será a que trouxer com você”


SENTENÇA

Não há muito mais o que falar sobre este livro. Se você é apaixonado pela Fantasia e nunca leu O Hobbit, pague esta dívida o quanto antes. Se você não conhece muito o gênero e não sabe por onde iniciar sua trajetória, este é o um excelente começo. No mais, fica aqui minha gratidão e minha admiração pelo autor, que simplesmente solidificou grande parte da Literatura Fantástica. Tolkien foi um gênio e o Hobbit uma viagem incrível.

Comentários