RESENHA #01 – STAR WARS – HERDEIRO DO IMPÉRIO – TRILOGIA THRAWN #01

 

Star Wars: Herdeiro do Império (Trilogia Thrawn #01)
Autor: Timothy Zahn
Ano de Lançamento: 2014
Nº de Páginas: 472
Editora Aleph
Nota no Skoob: 4.3 de 5.0

____________________________________________________________________

Sinopse

Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia.

O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedi.


____________________________________________________________________

Resenha

Um dos grandes trunfos do Herdeiro do Império é a manutenção das características de seus personagens, os fãs de Star Wars irão se deliciar com a retomada dos seus heróis exatamente como eles são apresentados nos filmes. Timothy Zahn absorveu muito bem a personalidade de Luke, Leia, Han, Chewbacca, 3PO, R2, entre outros para a construção desta nova trama.

Outro ponto muito positivo é a apresentação do grande antagonista do livro. O Grão-almirante Thrawn é um gênio militar que estava trabalhando em outras frentes no momento da queda do Imperador, e agora retorna a vanguarda do Império liderando seus militares visando a queda e destruição da Nova República. Frio e extremamente calculista, Thrawn não apenas planeja suas ações, mas tem como característica antecipar os movimentos dos adversários.

Além destes personagens ainda temos outros que ganham destaque ao decorrer do livro, o enigmático Cbaoth, o contrabandista Talon Kardee e sua misteriosa parceira Mara Jade são os destaques neste ponto, Jade inclusive tem uma obsessão feroz por um dos heróis da Nova República.

Com um início um pouco lento, usado peremptoriamente para situar novos e antigos personagens no cenário atual da Galáxia. Timothy Zahn vai desenvolvendo uma trama com muita qualidade ao longo de todo o Livro, sua escrita é por deveras acessível e muita tranquila, fisgando o leitor a cada virada de página. E o final atende muito bem a todas as expectativas com batalhas a nível Star Wars.

Para os fãs de Star Wars este é um livro mais que obrigatório, para todos aqueles que nunca assistiram os filmes, recomendo que assistam primeiro a trilogia clássica antes de iniciar a leitura.

Lembrando que este livro possui o selo Legends, ou seja, suas histórias podem ou não fazer parte do Universo cânone de Star Wars, porém afirmo que isto não diminui em absolutamente nada a qualidade da obra.

Comentários