O Império Final (Mistborn #01)

Autor: Brandon Sanderson
Ano de Lançamento: 2014
Nº de Páginas: 608
Editora LeYa
Nota no Skoob: 4.7 de 5.0



Sinopse

O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente.

Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.


____________________________________________________________________

RESENHA

“Há sempre um outro segredo”

Mistborn O Império Final foi o meu primeiro contato com o aclamado autor americano Brandon Sanderson, e me arrisco a dizer que não poderia ter sido iniciado de melhor maneira. Mistborn é um livro denso e com muitas informações nas entrelinhas, antes de cada capitulo é apresentado um trecho do diário de algum personagem misterioso, e isso vai criando uma sensação extra de suspense e descoberta a cada capitulo iniciado.

“O que aconteceria se o herói da profecia falhasse?”

A premissa da saga inicia com a lenda de um herói que supostamente falhou ao combater as trevas, dando inicio a mil anos de um governo autoritário e opressor liderado por um indestrutível imperador cujo nome atende por Senhor Soberano. A partir da queda do herói o mundo ficou coberto por um denso e espesso véu de cinzas e brumas, e sua população dividida entre Skaa (alusão clara a escravidão) e Nobres.

A partir desta premissa acompanhamos os acontecimentos do nosso protagonista Kelsier, ladrão bastardo, único a escapar das prisões do Senhor Soberano e que descobriu ser portador de uma habilidade rara e excepcionalmente poderosa, Kelsier ascendeu ao poder da Alomancia, tornando-se um Nascido das Brumas (daí o nome da série – Mistborn). E que agora visa reunir um grupo de pessoas habilidosas para dar fim ao Império opressor. E neste cenário somos apresentados a Vin, uma garota de rua que tem dificuldades em confiar nas pessoas, Vin possui um poder grandioso em mãos e uma personalidade afiada, ela é integrada ao grupo de Kelsier e aos poucos vai descobrindo mais sobre si mesma e suas misteriosas habilidades.

Além de Kelsier e Vin, outro personagem que se destaca ao decorrer deste primeiro livro é Sazed, que domina a arte da Feruquemia, habilidade que permite ao portador guardar em anéis e braceletes, atributos físicos, tais como: força, energia e até mesmo memórias e pensamentos. Seu povo foi perseguido e praticamente extinto pelo Senhor Soberano ao longo do tempo

Os demais personagens secundários possuem carisma de sobra e um desenvolvimento com boas reviravoltas, Brisa, Yeden, Hammond, Dockson, Marsh, Trevo e Fantasma, formam uma gangue de respeito para combater o Senhor Soberano.

O que mais impressiona neste livro sem dúvida alguma é o sistema de magia criado por Brandon, a Alomância é umas melhores vertentes da magia que já vi na vida. O fato de que você ao ingerir alguns metais e “queimá-lo” te proporciona diversas habilidades tais como: aumento da força, aumento dos sentidos e persuasão aguda sobre outras pessoas, entre outros benefícios é muito bem construído pelo autor.

Aconselho a todos os leitores deste blog a comprar imediatamente esta obra, Mistborn é um dos melhores livros de Fantasia já lançados em nosso País, Brandon Sanderson criou uma história complexa, com questões sociais, morais e conflitos internos de primeira qualidade, um sistema de magia magnifico, batalhas alucinantes, isso sem falar no carisma dos personagens e dos Plots twist que irão explodir sua cabeça. Adianto que você irá devorar vorazmente as últimas 80 páginas.

Comentários