FICHA TÉCNICA

JORNADA NO GELO (TRONOS E OSSOS #01)
Autor: Lou Anders
Tradutor: Jacqueline Damásio Valpassos
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 344
Editora Jangada
Onde Comprar: Amazon


SINOPSE

Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um game r compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante. Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.


RESENHA

Jornada no Gelo é o primeiro livro da saga Tronos e Ossos, escrito pelo autor estadunidense Lou Anders e lançado no Brasil pelo selo Jangada do grupo editorial Pensamento no final de 2016.
Jornada no Gelo nos leva até a fazenda de Korlundr em Norrongard, onde vive Karn um dos nossos protagonistas. Thianna a outra protagonista, metade humana e metade gigante do gelo vive com seu pai na terras gélidas de Ymiria ao norte. Karn é um jovem não muito promissor nos negócios da família e herdeiro da Fazenda. O jovem não busca para si conhecimentos apropriados a seu futuro título e vive à sombra dos conselhos de seu questionável tio Ori. Fanático pelo jogo de tabuleiro Tronos & Ossos, este por sinal muito popular nas terras de Norrongard, Karn remete varias de suas situações reais a uma partida do jogo. Thianna por outro lado vive sendo perseguida por alguns outros gigantes do gelo, destacando o irritante Thrudgelmir, pelo fato de ser mestiça. E busca em suas ações a comprovação de seus méritos em fazer parte da aldeia. Filha de uma humana misteriosa, que faleceu a alguns atrás, a jovem gigante de gelo é uma garota destemida e sempre à postos de uma boa batalha que se vê no meio de uma situação que poderá definir o futuro de sua raça.

“Eu lhes dei, meus dois cordeirinhos, uma grande oportunidade para fugir – disse Orm- Esperei e esperei até preparar minha armadilha. Era mais do que uma chance razoável, tenho certeza que vocês concordam com isso. “

As cem primeiras páginas do livro são uma grande apresentação dos personagens e suas localizações, tornando o ritmo um pouco lento demais. Quando visitantes montados em Wyverns vem à cidade em busca de informações há muito esquecidas é que a trama se inicia. Karn e Thianna através de um encontro fortuito se conhecem e juntarão forças para combater, cada qual a traição que lhes foi imposta. A partir daí, nossos protagonistas irão explorar florestas, montanhas e fortalezas antigas. Conhecer criaturas milenares e passar por algumas intempéries, onde Karn usará seu conhecimento e estratégia do Tronos e Ossos e Thianna dependerá de sua força e agilidade para terem sucesso na empreita.

 “Será a sua primeira vez fora da montanha – Magnilmir olhou para a filha. Ela retribuiu com uma carranca – É algo que os gigantes fazem. “

O cenário lembra bastante a cultura nórdica medieval com vários elementos do fantástico. Trolls, Dragões, Wyverns, Mortos-vivos e outras criaturas se fazem presente. O ritmo inicial é lento, mas ganha velocidade à medida que avançamos. A escrita do autor é bem objetiva e sem muitos devaneios. A história é simples e aqui reside o adendo da obra. Jornada no Gelo é uma trama voltado ao publico juvenil, ou seja, não esperem uma grandiloquência de histórias e personagens, tal qual encontrados em diversas outras obras de Fantasia. Mesmo suas situações e diálogos são bem infantis e até certo ponto lúdicos. O próprio autor deixa isso bem claro em seu website. Entretanto, isso não significa que os adultos não poderão se deleitar com a aventura de Karn e Thianna, muito pelo contrário. Sabendo de todas estas nuances e tendo consciência do que vão encontrar, leitores de todas as idades irão de deparar com um historia divertidíssima, com grande senso de humor e simplicidade. Ao manter o livro em sua posição de origem, Jornada no Gelo é uma ótima obra. Ideal para ler com seus filhos e sobrinhos, ou para usar em intervalos de livros longos e mais complexos.

“Karn irrompeu do monte sepucral para o ar livre. Ainda assim, estava muito longe de estar a salvo. Ele podia ouvir o Morto Ambulante marchando atrás dele… “

A edição está caprichadíssima! Com mapas, ilustrações antes de todos os capítulos, um glossário completo no final do livro e regras para você montar o seu próprio jogo do Tronos e Ossos. Não me lembro de ter encontrado qualquer tipo de erro ortográfico e/ou gramatical. A editora está de parabéns pelo trabalho realizado.


SENTENÇA

Jornada no Gelo é uma obra de Fantasia voltada ao publico mais infantil. A escrita e principalmente os diálogos denotam claramente isto, entretanto, isso não impede de maneira alguma que os adultos não aproveitem o livro. Tendo consciência do que vão encontrar, Jornada no Gelo é uma ótima história que trabalha muito a questão da amizade e do companheirismo.

OBS. Livro cedido gentilmente pela editora Jangada.


OUTROS LIVROS DA SAGA

Comentários