FICHA TÉCNICA

NEVE E CINZAS (Volume #01)
Autora: Sara Raasch
Tradutor: Mariana Kohnert
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 320
Editora Harper Collins
Compre aqui: Amazon


SINOPSE

Dezesseis anos atrás o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadãos, escravizados, sem família real e sem magia. A única esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma órfã desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. Finalmente ela está escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missão não sai como planejado, e logo Meira se vê mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino não está, e nunca esteve, em suas mãos. A estreia de Sara Raasch é uma fantasia cheia de ação sobre lealdade, amor e a capacidade de determinar o próprio destino.


RESENHA – Neve e Cinzas

Morte, escravidão e caos permeiam os ventos gélidos inatingíveis de um reino em profunda transição ao esquecimento. Assim é Inverno, refém de Primavera e dos desejos sombrios de seu monarca, Angra. Uma guerra, ou melhor um massacre ocorreu e vem acontecendo há 16 anos. Milhares de vidas são ceifadas pelos lúgubres beijos da morte, e outras tantas milhares são sugadas aos soturnos caminhos da dor e do sofrimento. Um grupo de sobreviventes se reúnem em busca de um último lampejo de esperança. Resgatar e remontar um artefato portador de uma magia capaz de dar as glórias de um passado há muito esquecido. Este é o cenário de Neve e Cinzas, primeiro livro da trilogia escrito pela autora Sara Raasch e publicado pela Editora Harper Collins em 2016.

Neve e Cinzas

“O medo é uma semente, que depois de plantada, jamais para de crescer.  “

O mundo de Primoria é subdividido em 8 (oito) reinos, sendo dos quais 4 (quatro) fazem parte das nações de Ritmo (Yakim, Ventralli, Paisly e Cordell e os demais formam os reinos de Estação (Inverno, Verão, Primavera e Outono). O livro traz consigo um mapa bem construído que delimita claramente a extensão e disposição dos territórios e alguns outros locais por onde passamos ao longo da leitura. Inverno, Primavera e Cordell é onde transcorre os eventos de Neve e Cinzas. Inverno como dito acima é uma nação que está em declínio graças a ambição e crueldade de Primavera e seu monarca Angra. Cordell até então a par desta guerra, encontra uma oportunidade para participar e obter tesouros inestimáveis.

Neve e Cinzas“Se eu fechar os olhos e tapar os ouvidos e bloquear todo o resto posso ver a corte que Dendera descreveu. Posso ver a cidade sobre a qual Sir me contou. O enorme palácio branco de Jannuari se ergue acima de mim, o pátio extenso cheio de fontes de gelo. É tão frio que estrangeiros precisam se enroscar em camadas de pele para passar de um prédio para outro, enquanto nosso sangue Inverniano naturalmente nos mantém aquecidos mesmo nas piores condições. “

A magia é um fator determinante para sobrevivência de todos reinos. Capazes de nutrir forças aos seus respectivos exércitos durante uma batalha, emanar uma aura de tranquilidade e até mesmo curar seus feridos. 8 (oito) condutores, distribuídos por objetos diversos, são os hospedeiros desta magia e os monarcas de cada nação seus portadores.

Neve e Cinzas“Sim. Você merece lutar por seu lar tanto quanto o resto de nós. “

A história gira em torno de vingança, esperança e deveres a serem cumpridos. Neve e Cinzas é muito mais do que parece ser e isto fica claro assim que iniciamos a leitura. No fato de um pequeno grupo buscar a redenção de um reino há muito minado pela dor, me remeteu diretamente a um dos melhores livros que já li, Tigana de Guy Gavriel Kay. Sara não possui a escrita poética do outro, mas o desenvolvimento do enredo, obviamente cada um com suas peculiaridades, são bem próximos.

Neve e Cinzas“Mas tudo isso é o suficiente para manter nós oito vivos. Oito, dos 25 originais que escaparam da queda de Inverno. Pensar nesses números faz meu estomago revirar. Nosso reino costumava ser o lar de mais de cem mil invernianos, e a maioria deles foi massacrada na invasão de Primavera. Aqueles que não foram estão agora em campos de trabalhos forçados em Primavera. Não importa quão poucos restem à espera da escravidão, por eles vale a pena suportar essa vida nômade que temos agora. Essas pessoas são Inverno, pedaços da vida que devemos ter, e elas merecem – todos merecemos – uma vida de verdade, um reino de verdade. “

O livro é todo escrito em primeira pessoa por Meira, uma garota órfã Inverniana de 16 anos determinada a provar seu valor ao seu reino e a si mesma. Para todos que gostam de personagens femininos marcantes, Meira certamente ganhará um espaço reservado em seu coração, assim como Nessa uma garota refugiada que possui o brilho da esperança sob os olhos. Mather, Sir e Theron figuram muito bem e dão um peso considerável a narrativa. A Harper Collins fez um ótimo trabalho, tanto na edição quanto na revisão.


SENTENÇA

O que a princípio poderia soar como um livro mais voltado ao romance, surpreende e nos apresenta um mundo fantástico de uma geografia muito bem construída e personagens verossímeis. Neve e Cinzas é como os resquícios de uma tragédia grega há muito contada. Sara definitivamente ganhou minha atenção e meus elogios, e fez deste até então minha grande surpresa literária do ano.

Compre aqui: Amazon


Comentários