FICHA TÉCNICA

ACIMA DOS DEUSES
Autora: Alexandre Sarmento
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 454
Editora Drago
Link da Amazon: http://amzn.to/2mQD9YM


SINOPSE

Quando o mago Gennlarioneth recebe um chamado enviado pelo Clube dos Ordinarios, nao tem ideia do caminho que ele e seus aliados terao de enfrentar e dos desafios que terao de superar daquele momento em diante. Certamente, um caminho sem volta. Ou seria, na verdade, um retorno as origens? Quando Lorde Glaehdre, lider da Guilda dos Duelistas, se une a velhos companheiros para descobrir os segredos por tras da existencia dos miticos Agentes do Destino, ele nao tem a minima nocao do que se esconde por tras das trevas que despontam no horizonte. Ou mesmo se, juntos, serao capazes de assumir o manto dos herois que eles proprios foram um dia. Quando Faladriel, outrora Deusa dos Aventureiros, desperta de um longo e profundo sono, descobre que ainda ha muito o que fazer para provar o seu valor para o Mestre de Ohmtar. E, com a desagradavel ajuda da Senhora dos Segredos, ela fara o possivel para dar um fim a guerra iniciada por um antigo aliado e, hoje, seu maior inimigo. Ainda que so tenha uma chance. Mergulhe nesta aventura epica e caminhe lado a lado de herois e viloes, deuses e mortais, nobres e plebeus, desbravando um cenario fantastico que tem como maior ameaca a vontade do seu proprio Criador. Aquele que esta acima de nos. Acima dos Mundos. Acima dos Deuses.


RESENHA – Acima dos Deuses

Acima dos Deuses é um livro da fantasia nacional escrito por Alexandre Sarmento e publicado pela editora Drago em 2016. O livro é uma clara inspiração a uma campanha de RPG, sendo esta ministrada pelo próprio autor que criou todo o universo por onde se passam os eventos. Criaturas fantásticas, magias, personagens bem construídos, reviravoltas sutis e outras mais chamativas, um background bastante rico e empolgante, para se ter ideia da dimensão, oito mundos paralelos compõem o multiverso de Ohmtar, sendo eles: O mundo material (Agrippa), o mundo lendário, o submundo, o paraíso, o inferno, o além, o mundo primordial e o oitavo mundo.

Acima dos Deuses

“Sem a luz de Ohm. os mundos mergulharam em trevas absolutas. Um terror sem fim que durou anos e que ficou conhecido como A Noite Mais Longa.”

Boa parte da história se passa no mundo material (Agrippa). Inicialmente acompanhamos a jornada de Kaleo, um jovem ladrão que anos após ver seu próprio pai ser morto, vê-se entrando numa jornada de autodescoberta por lugares nunca antes imaginados e ao lado de companheiros improváveis. Gënnlarioneth é um elfo bastante poderoso que irá liderar esta expedição: investigar o que houve a um nobre – integrante do Clube dos Ordinários – que segundo relatos vendeu sua alma e “vive” à mercê do poderio das trevas. Mercúrio, um clérigo fervoroso do Deus Ohm, Logan, um metamorfo poderoso e o misterioso elfo-negro Ryltar compõem ao lado de Kaleo esta equipe de desbravadores.

Acima dos Deuses“Assim seria por toda toda a eternidade e eles passaram, então, a ter o destino de Ohmtar nas mãos.”

Acima dos Deuses foge do tradicional e lá pela metade do livro a história muda bruscamente e passamos a entender o quão complexo e intrincado é o todo de Ohmtar. Além dos oito mundos citados anteriormente, há diversas linhas temporais que afetam diretamente todos os planos envolvidos. Outros personagens surgem e tomam para si parte importante do protagonismo. A todo tempo o autor mescla a explicação sobre a construção do universo, com relatos do passado e batalhas intensas. Pode-se dizer que Acima dos Deuses é um livro de descobertas, e não há como no início você saber para onde a história nos levará lá na parte final. Os deuses e suas crenças são fatores determinantes para a narrativa.

Acima dos Deuses

“À frente, está Iwak. Sob seus pés e sob os pés dos viajantes, vapores venenosos erguem-se através de rachaduras e o próprio solo parece tomar a forma de lama e piche.”

Um ponto negativo do livro é justamente parte desta complexidade, diversos personagens surgem a todo instante e alguns pecam em seu desenvolvimento. A história lá pela metade toma um rumo inesperado e abrupto o que pode incomodar alguns. Mas, ao final, com o panorama completo entra toda a inteligência do autor. Ligando pontos, fechando brechas e dando explicações plausíveis. Esta jornada de descoberta é sem dúvidas o ponto alto do livro. As batalhas, que ocorrem a todo instante, são bastante empolgantes. Nossos heróis lutarão com as mais peculiares e perigosas criaturas. O vilão principal, Iwak é marcante durante suas aparições e suas motivações bastante críveis.


SENTENÇA

Acima dos Deuses é como um grande quebra-cabeças. O que inicialmente aparenta ser um livro com a característica “Jornada do Herói” muda, e a partir do momento que novos personagens são inseridos e a trama vai se desdobrando nós vamos aos poucos montando este jogo intrigante onde nem mesmos os deuses estão a salvo.

Link da Amazon: http://amzn.to/2mQD9YM


Comentários