FICHA TÉCNICA

A INESPERADA HERANÇA DO INSPETOR CHOPRA
Autor: Vaseem Khan
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 312
Editora Morro Branco
Link da Amazon: http://amzn.to/2oqq4Zd


SINOPSE

No dia da sua aposentadoria, o inspetor Chopra herda dois inesperados mistérios. O primeiro é o afogamento de um jovem pobre, cuja suspeita morte ninguém parece interessado em investigar. E o segundo é um bebê elefante. Enquanto sua busca por pistas o leva através da movimentada cidade de Mumbai – das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas – Chopra começa a suspeitar que há bem mais por trás dos dois mistérios do que ele pensava. E rapidamente descobre que um determinado elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa…


RESENHA

Existe um vazio dentro de nós, uma sensação de ausência que nos deixa carentes, necessitados de construir relacionamentos. O desejo de nos sentirmos plenos através de conexões que fazemos com pessoas e por vezes objetos e ocupações. Isso varia bastante entre as pessoas, mas ao envelhecermos, maior o noção do quanto essas ligações emocionais formaram quem você é. Esse pequeno livro de suspense fala sobre a necessidade de amor, amizade, trabalho e ocupações que preenchem o coração de todos nós. É a história de uma transição. Uma obra que aborda o final de um “ciclo de vida” e o início de uma nova. É sobre a vida do policial Chopra, mas pode muito bem falar sobre a sua.

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra

“O sono demorou para chegar. Sua cabeça estava cheia de pensamentos acerca da aposentadoria(…) Parte dele esperava que a autopsia de Homi encerrasse a questão. Mas outra parte, a parte subversiva de sua alma que se recusou a acreditar que ele não era mais policial, secretamente esperava que a análise pudesse revelar as provas de um crime.” 

Depois de anos servindo as forças policiais na Índia é tempo do inspetor Chopra se aposentar. Cansado, mas satisfeito pelo dever cumprido em uma carreia incorruptível, ele só esperava poder encerrar essa etapa de sua vida em paz. Mas quando não aguardava nada mais que abraços e apertos de mão ele encontrou lágrimas nos olhos de uma mãe que afirma que seu filho foi assassinado. Pela vítima ser de uma família pobre e sem recursos, Chopra tem certeza que essa mãe presenciará seu filho virar “estatística” no emaranhado de crimes e corrupção que assola seu país, inclusive a lei. Ele já havia tirado o distintivo do peito, mas esse nunca saíra de seu coração. Determinado a solucionar o crime e aplacar a dor desta mãe ele embarca em uma perigosa investigação particular que o levará ao submundo do crime onde você pode ser esfaqueado em qualquer esquina e é bem difícil discernir que é mocinho ou bandido.

“Os indianos estão convencidos de que elefantes possuem poderes místicos e uma empatia inata pelo sofrimento da humanidade. Eles são nossos amigos; eles são nossos guardiões.”

No mesmo dia em que se aposenta Chopra é presenteado por seu tio com um misterioso bebê elefante, o Ganesh. Para um homem com uma certa idade e que nunca conseguiu ter filhos, ser responsável pela vida desse filhote parece ser a última coisa que ele deseja ou seja capaz de realizar. Mas misteriosos caminhos traçaram um rota de colisão entre suas vidas e justamente um mamífero pesando toneladas pode ser tudo aquilo que Chopra precisa neste momento tão conturbado. Tendo que lidar com a sogra, a esposa apaixonada mas desconfiada, um crime não solucionável e uma polícia corrupta o nosso inspetor terá que se reinventar para caminhar uma légua a mais.

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra

“Você disse isso com uma expressão tão séria que alguém é capaz de pensar que carrega o peso do mundo nos ombros. Corrija-me se eu estiver errado, mas a aposentadoria não deveria ser o momento de relaxar e deixar outra pessoa lidar com todos os problemas?” 


SENTENÇA

Um livro pequeno, sensível e bem leve. O autor destila toda a sua simpatia ao descrever uma Índia em constante ebulição. Choques culturais, corrupção, tradição versus modernidade, consumismo, “magia”. Difícil não se encantar com a relação desenvolvida entre Chopra e Ganesh. Começa com a frieza de um crime e termina com o calor de uma amizade. O presente quem recebeu foi o inspetor, mas creio que a herança fica para todos nós leitores.

Link da Amazon: http://amzn.to/2oqq4Zd


Comentários